[ Atualização | novembro de 2022 ] Visitação de vinícolas e gastronomia Há três grandes regiões vinícolas: Maipu, Lujan de Cuyo e Valle de Uco. Na visitação, é bom concentrar o dia na mesma região, o que os guias nem sempre fazem. Saindo da cidade de Mendoza, o caminho é quase sempre pela Ruta 40, em direção ao sul, com os Andes do lado direito. A Ruta 40 corta a Argentina de norte a sul, indo até a Patagonia.Abaixo, as vinícolas que indico com (A) são as que oferecem almoço degustação, sempre harmonizados com o vinho. A lista tem apenas as que já visitamos, (exceto Trapiche, Rutini e Luigi Bosca), lembrando que há ao menos 150 “bodegas” que tem visitação (ou “turismo”, como dizem lá).Mendoza é a capital argentina do Malbec, mas há outras uvas que tem ganhado destaque, em especial a Cabernet Franc, com os mais famosos sendo de Pulenta Estate, Catena Zapata e El Enemigo. E uma uva que está reconquistando espaço é a velha Bonarda, que no…
Na Espanha e em outros países da União Europeia, o vinho é considerado alimento, resultando em tributos mais baixos. No Uruguai, ele é visto como parte de uma dieta saudável, com incentivos ao seu consumo. E no Brasil, a discussão sobre essa classificação está em pauta!
Recentemente, o Senado Federal iniciou uma consulta pública para que os brasileiros votem se o vinho deve ser considerado um produto alimentar. Até agora, 98% dos 2.449 votos recebidos são favoráveis à proposta, que faz parte do projeto de lei do senador Luís Carlos Heinze (PP/RS). A proposta visa atualizar a “lei do vinho” (Lei 7.678/1988) e alinhar o Brasil às práticas internacionais, reconhecendo o vinho como alimento natural.
Heinze destaca a relevância cultural do vinho, especialmente entre os descendentes de imigrantes no Sul do Brasil. O principal objetivo do projeto é reduzir a carga tributária do vinho, que atualmente é de cerca de 40%. Com a nova reforma, pode cair para 27,5%, embora um imposto seletivo ainda se aplique às bebidas alcoólicas.
%
Votos favoráveis à proposta
Votos apurados até 19/02/2025 16:18:14
A consulta pública está aberta enquanto o projeto tramita no Congresso. Participe e faça sua voz ser ouvida! Vamos juntos fortalecer a cultura do vinho no Brasil! 🍷
Acesse o Portal e-Cidadania para responder a consulta pública do senado:
Será necessário se autenticar com o gov.br
nosso blog
Mundo dos vinhos
Tim Atkin MW – Argentina Special Report 2022
Proprietários do The Vines elogiados no Tim Atkin MW Special Report 2022 Acesse o relatório completo
Descorchados 2021
O Gomez Kawall Cabernet Franc Rosé – 2019, foi pontuado no Guia de Vinhos da Argentina, Brasil, Chile & Uruguai – DescoRChadoS 2021 Rosé Cabernet Franc 2019 Cosecha: 2019 Año del libro: 2021 Alcohol en etiqueta: 14,3% Nota de Cata: Un Rosado lleno de dulzor y de notas cálidas del alcohol, este necesita servirse bien fresco con paella de mariscos. SAIBA MAIS NA LOJA The Vines of Mendoza CEO: Michael Evaln ENÓLOGO: Pablo Martorell SITE: www.vinesofmendoza.com Fundado em 2007 pelo mendocino Pablo Giménez Riili e pelo Californiano Michael Evans, The Vines of Mendoza é um projeto único: vende pequenos terrenos de uma propriedade no Vale do Uco para indivíduos que querem produzir seu próprio vinho. A fazenda, que começou em 250 hectares, expandiu-se para 670 hectares, com hoje 217 proprietários de várias partes do mundo, principalmente dos Estados Unidos e do Brasil. Cada proprietário produz pequenas quantidades usando uma vinícola comum. O enólogo é Pablo Martorell. O projeto inclui um resort e o restaurante Siete Fuegos, de Francis Mallmann.
Chegada da nova safra Gomez Kawall
Nestes tempos difíceis da Covid-19, é com prazer e alegria que anunciamos a chegada da nova safra Gomez Kawall, produzidos em Mendoza, Argentina, no The Vines of Mendoza. Prazer, de poder compartilhar com as amigas e amigos clientes um sonho pessoal já de oito anos, com os primeiros vinhos produzidos em 2013. Alegria, de virar a página de um grande infortúnio, que foi a perda de quase toda nossa safra de 2017 em um incêndio ocorrido em Mendoza no ano passado. E a boa notícia é que temos várias novidades. Nossos três varietais próprios continuam: Malbec, Merlot e Cabernet Franc (todos “cien por cien”, como dizem na Argentina, 100%). O nosso Blend usando as três uvas está, porém, diferente: tem o predomínio do Merlot e do Cabernet Franc, com uma pitada de Malbec, uma combinação muito elegante. O Blend branco continua repetindo a presença da Sauvignon Blanc, suavizada pelas uvas Marsanne e Roussanne, conferindo ao vinho um paladar mais seco. O Malbec rosé, sucesso de vendas, está esse ano um
A The Vines Resort & Spa é votada #2 no “Top 10 Resort Hotels in South America”
A The Vines Resort & Spa é votada #2 em 2019 pela Travel + Leisure em seu “Top 10 Resort Hotels in South America”, e #25 no cobiçado “Top 100 hotels in the World”. Conheça nossas Dicas de Mendoza
Safra 2018
Degustação da Safra 2018. Ainda na barrica!
Safra 2016 e 2017 Gomez Kawall
Conheça a Safra 2016 e 2017 Gomez Kawall. Em 2016 temos Malbec, Cabernet Franc e o Gran Corte. E na de 2017, o Malbec Rosé e o Blend Branco.
The Vines of Mendoza
The Vines of Mendoza: proposta pioneira Como realizar o sonho de produzir seu próprio vinho Por ROSANA PEREIRA, de MENDOZA Originalmente publicado pela revista Top Destinos, julho de 2018 A província argentina de Mendoza é tradicional e renomada produtora de uvas e vinhos de qualidade internacional. E foi lá que, em 2005, Pablo Gimenez Riili e Michael Evans aproveitaram o potencial do Vale do Uco para criar a “The Vines of Mendoza”, experiência pioneira na América do Sul com a finalidade de incentivar amantes do vinho a realizar o sonho de ter seu próprio vinhedo e produzir vinhos de elevada qualidade. The Vines é um empreendimento de apoio completo aos proprietários das áreas, que podem ser adquiridas a partir de US$ 100 mil o acre (aproximadamente 4.000 m2). Oferece ainda a consultoria do enólogo de renome mundial, Santiago Achaval, e sua equipe de especialistas, para produzir safras personalizadas em pequenas quantidades. O resultado são os conhecidos vinhos de butique que já estão ganhando visibilidade internacional. Os donos das áreas demarcadas